Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Onde estão os bons profissionais desse Rio de Janeiro?? A odisseia apos um LCA


A odisséia pelas clinicas de fisioterapia para reaver um joelho bichado

Estou quase me tornando fisioterapeuta só por frequentar quase de diariamente as clinicas ha quase 1 ano. A odisseia do joelho bichado, pela ruptura total do ligamento cruzado.. Quem não sabe o que é, trata-se de uma lesão, infelizmente comum nos gramados, e que só tem conserto através de cirurgia e alguns pinos de recordação.
Tem umas cenas feias ai de LCA


A história dos planos de saude é sempre a mesma. Clinicas lotadas, horário reduzido, profissionais na grande maioria estagiários exercendo função de formados. Mas o que os consumidores tem haver com isso? Plano de saude é caro e o meu não fica nem um pouco atrás e a tendencia é piorar de acordo com a idade.
Os serviços oferecidos estão cada dia piores.

Observo a situação e percebo que só tende a piorar. Os planos não reajustam os valores das consultas. E em contrapartida fazem adesão de mais pessoas e não contratam mais medicos e serviços para dar suporte a demanda. No outro lado, os serviços teem que aumentar seu quadro de funcionários, mas não podem pagar e dai tudo vira um SUS só que com ar condicionado, agua e banheiro limpo para usar.
Não quero luxo, quero profissionais cientes do que estão fazendo.
Não quero fazer amigos, quero profissionais que me ajudem a ser o que eu era antes dessa fataliade.

Quero voltar a correr, subir escadas, sentir menos dor...
Quero voltar a ser normal como quando nasci e cade o suporte para isso?
Não encontro!!!
O tratamento ficou robotizado.. para tudo metem um tens, laser, gelo ou infra e ultra som. Sem ao menos mexer nos comandos, ligam a parafernalha em vc e que se dane, porque igual a vc tem um monte na sala de espera. Será que é dificil perceber que só isso não está funcionando.. Cade o brio de vc´s??

Não é possivel que durante 4 anos de faculdade vc´s só tenham aprendido a fazer o que tranquilamente qualquer um que "vire frequentador assiduo" de uma clinica, pode fazer sem maiores mistérios. Deixa então que eu faço isso, porque até eu sei e nem fisio eu sou. O google já me ajudou muito e tenho certeza que fará melhor, afinal de contas sou eu quem tenho que dar palpites no meu tratamento.

Cade a anamnese que vc´s aprenderam a fazer? Cade a curiosidade? Cade aquele orgulho de trabalho bem feito? Cade o amor pela profissão que vc´s nem sequer ainda teem?

Toda a profissão tem isso. Bons e maus profissinais, mas infelizmente só tenho caido em mãos erradas, por isso meu completo descontentamento. Lamento pelos bons que sofrem com isso tudo, mas também sou de uma profissão estigmatizada pelos pessimos profissinais...

E roda clinica atrás de clinica, para ver se nesse Rio de Janeiro tem algum fisioterapeuta que ainda não virou robô e pode enfim, me fazer feliz novamente...Ontem, fiz mais uma tentativa.. vamos ver se aquele botafoguense orgulhoso de sua camisa da comissão técnica faz alguma coisa que preste.

Alegria tem nome, voz e imagem


E por falar em esportes, indico um livro bem bacana sobre a aventura de 2 ciclistas, sendo um deles deficienete visual, que fizeram de bicicleta o percursso de Brasilia a Paraty
Brasilia- Paraty: Somando pernas e dividindo impressões



Entrevista no Jô Soares Parte 1



Parte 2





8 comentários:

  1. Cheguei no teu blog por acaso porque estava procurando umas caricaturas e dei de cara com esse teu texto. Choquei!
    Sou fisioterapeuta, quer dizer, ainda serei, mas entendo oque vc esta falando. Não sou assim, mas tenho amigos que viraram robos. Não se interessam por nada e diminuem o tempo de aplicação só para poderem atender mais pessoas, porque no final do mes agente recebe premio de colocação, para aqueles que atendem mais pacientes, ou recebem elogios, etc.
    Da para entender sua lamentação.

    ResponderExcluir
  2. Opa!!! Conheço uma fisio maravilhosa aqui em Niterói!!! Ela faz RPG entre outras atividades!
    Se quiser te passo o contato dela.

    bjkas

    ResponderExcluir
  3. pior que tá assim no mundo inteiro, quando tive um acidente de carro ligavam as maquininhas e saíam, eu até dormia pq ninguém nem falava nada. Aliás acho q os japoneses são até mais robotizados.

    Mas bem refletido, em 4 anos...e só isso?

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que nunca precisei de fisio... mas eu lembro do dia em que eu quebrei a cabeça -de verdade- e fiquei quase uma hora sangrando na sala de espera do ospital particular pra fazer a cirurgia.

    até hoje eu acho que sou um pouco afetado.

    beijo pri 8D/

    ResponderExcluir
  5. É uma porcaria esse sucateamento da área da saúde msm... boa sorte qdo procurar outros profissionais!

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Resolvi visitá-la depois de tanto tempo/11

    Boa tarde!!!
    Espero que tudo esteja bem!

    ResponderExcluir
  7. Dureza!
    Mas aposto no assunto maior ainda que você levanta: como recuperar a "capacidade de espanto", a curiosidade, a indignação justa, o calor na alma, o desejo de realizar mais e melhor na nossa juventude?
    Como substituir o engambelamento da satisfação imediatista por esses (antigos?...) valores?
    Como reconstruir nos jovens a compreensão de que essa recuperação deveria/poderia ser um DIREITO deles?...
    MELHORAS!
    BJS!

    ResponderExcluir