Pesquisar este blog

domingo, 17 de maio de 2009

O preconceito gay na peça "Todo o amor que houver nessa vida"



Hoje fui assitir a essa peça "todo o amor que houver nessa vida". O texto narra a história de Brain o´conner, professor Universitário de Filosofia, da Carolina do Norte, casado com um Artista Plástico.
A peça conta sobre a vida de Brian que ápós ser demitido da Universidade por preconceito, não só por sua orientação sexual, mas também por uma suposta doença que tinha, tenta viver seus últimos momentos ao lado de seu companheiro. Essa história é veridica e sabem porque virou peça? Porque na época achava-se que Brian além de gay era aidetico e para surpresa de todos, na época, Brian na verdade tinha cancer.

Resolvi falar sobre isso porque além de ter gostado muito da peça e aproveitar para divulgar, fiquei bem impactada. Mas não só pelo tema, mas pela reação da platéia.

Curiosos eram os olhares... As cenas são compostas de diálogos fortes, beijos e amassos calientes arrebatada por uma trilha sonora que te faz derramar lágrimas..pelo menos assim eu senti...

Na plateia tinha desde a senhorinha, passando pelo casal careta, o casal descolado até o publico gay.
Nas cenas onde os carinhos entre os dois eram mais intensos era nitido o desconforto nos olhares de alguns, isso quando tinham a coragem de olhar. Um deles, em todos esses momentos, colocava a mão sobre o rosto, fingindo estar fazendo outra coisa que não tapar os olhos.

Fiquei ali, entre uma cena e outra, dividindo minha atenção entre um beijo e uma manifestação de desconforto... Curiosa fiquei a questionar o que aquelas pessoas estavam fazendo ali? O que realmente as motivou a sairem de suas casas em uma noite de sabado fria e chuvosa para irem assistir a uma peça que lhes causa descorforto? E mais, porque causar desconforto... a boca é deles, o corpo é deles? Mas porque diabos as pessoas se preocupam tanto com os gays? Por que incomoda tanto com quem o outro dorme em pleno ano 2009?

Sinceramente acho que esse é um debate que nunca vai acabar porque penso que esse preconceito jamais terá fim. Sou a favor do povo que tem peito e sai na rua de mãos dadas com seu companheiro(a). Nada de afrontar,isso eu não acho legal, mas o que impede de um homo abraçar ou beijar quem ama na rua? Qual a diferença entre ele e um hetero? Todos pagam os mesmos impostos e portanto merecem os mesmos direitos. Gay nesse mundo só tem deveres: o de viver escondido, de dizer que é solteiro o resto da vida para não ser discriminado, de ter que namorar escondido, de não poder casar, de não poder fazer imposto de renda conjunto, de não poder incluir seu parceiro(a) em um beneficio, de ter que falar para todos que "vive" com seu "amigo(a)",etc, etc.. e tudo isso porque???? Pela ignorante hipocrisia no mundo! Agora me pergunto, que mundo é esse em que as pessoas aceitam pacificamente genocidios, corrupção, assassinato de inocentes, roubo do dinheiro publico e reeprende com violencia quem divide sua cama com uma pessoa do mesmo sexo???

Como já dizia o militante gay, Haven Milk, Estou aqui para recrutá-los a mudar esse cenário!
Pessoas, a peça fala sobre a perda de um amor. Não levanta bandeira nenhuma.. quem tiver afim, custa só R$10,00 com flyer e vc pode imprimi-lo aqui. Ela foi prorrogada até final e Maio.


leia também
mix Brasil: Critica a peça "todo o amor que houver nessa vida"
Casal Gay encara preconceito em dose dupla
Zezé Motta estreia como diretora de teatro em peça gay
Livros gays

CRONICAS DE UM GAY ASSUMIDO












PAPAI,MAMÃE, EU SOU GAY ( Esse é para dar de presente)











KAMA SUTRA GAY












RIO DIFERENTE: RIO GAY










COMO AGARRAR UM MARIDO: VERSÃO GAY



6 comentários:

  1. Achei espetacular esse seu último post.
    Juro que me entreti do começo ao final, afinal você além de tratar as vezes de assuntos polêmicos, escreve muito bem!!!
    Essa peça que assistiu é um das polêmicas obras de arte do sec 21 que retratam a realidade dos gays!

    No cinema temos "Milk" e o brasileiro "Do começo ao fim" que pretendo assistir!

    ResponderExcluir
  2. E obrigado por sempre prestigiar o blog lá!

    Sempre sucesso!
    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Pri, amei com toda a força seu post!
    Maravilhoso, posso divulga-lo?
    Tenho muito orgulho de vc...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada queridos pelos elogios.
    Fico feliz em poder agradar a vc´s

    ResponderExcluir
  5. Nossa, achei muito interesante seu Post...
    é realmente muito importante falar sobre esses assuntos (sexualidade). Eu mesmo converso com meu filho sobre isso, Quero que ele cresça sem qualquer tipo de preconceito, que respeite a todos independentes de quem sejam. ^^

    ResponderExcluir
  6. Anonimo, pena q vc não deixou e-mail para contato, mas exponho aqui o meu agradecimento pelos elogios.
    Fico contente que vc como pai/ mae tenha esse pensamento. O mundo precisa de pessoas sem odio e preconceito no coração.

    ResponderExcluir