Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Anorexia consumista - A saga da ditadura da beleza


Da favela ao IPTU mais alto, pessoas hipervalorizam a imagem. Certo dia ouvi uma expressão que me marcou: “Anorexia consumista”. Veja referencia a um filme logo abaixo

Seu autor quis expressar que na ausência de dinheiro, torna-se anorexo, tendo como único gozo o saciar incansável por “estar na moda”. Não duvido que igual a ele tenhamos um estádio lotado de seguidores incansáveis pelo status cor. Acho muito válido que pessoas queiram estar bem apresentáveis, porque farrapo só em exposições modernistas, mas a ditadura, a obrigatoriedade ou o se obrigar a estar é muito contraditório ao ser.
Gosto dos que São e ponto final. Se tivermos um olhar mais curioso, o que é meu caso, é possível perceber que existem pessoas que podem estar vestidas integralmente de Chanel, mas no fundo, nitidamente, dá para perceber aquele ar de C&A. Pessoas tentam forçosamente ser aquilo que não são, porque na verdade não São e sim Estão, ao passo que pessoas de havaianas e vestidas com aquela roupa de ficar em casa são muitíssimo elegantes, porque simplesmente São e não Estão.
Se a tendência move o mercado, para que investir em pesquisa de alzheimer, câncer, Aids se o imediatismo ilusionista reina no mundo?! Então fica combinado… quando envelhecermos, pelo menos uma coisa estará dura, mas resta saber se em uma cama daremos a mesma importância e lembraremos porque um dia aquilo foi tão importante.

Não tenho como falar sobre esse assunto e não lembrar de uma figurinha carimbada da praia de Copacabana.. Seu apelido" Miss copa". Toda a vez que ela chega é a sensação da galera que não a conheçe. Taí o exemplo da ditadura da beleza:





Navegando por ai, no blog da tia cris encontrei mais um exemplo. Até parecem irmãs


Consumismo apático
Filme reflete sobre consumo e questiona apelo fetichista do mercado na decisão de compra de produtos pelo consumidor Levando à reflexão sobre a sociedade de consumo na qual estamos imersos e sobre o porquê de nossa apatia e passividade perante os apelos da publicidade.
Veja Mais



Leia também:

Informações completas sobre copacabana


Ditadura da beleza atinge crianças

Abaixo a ditadura da beleza

3 comentários:

  1. Oi, sempre venho aqui mais fico no silencio..
    vamos lá.. eu gosto muito da maneira como escreve. PARABENS!!
    Só que pela primeira vez vou discordar... Acho que se nós não valorizarmos nossa imagem não seremos ninguém. As pessoas exigem isso de nós. E por esse fato temos q entrar nessa ditadura da beleza. Tudo é a aparencia.. não da para ir para uma balada sem estar com uma roupa irada.. neguinho te humilha.. sim, confesso, eu ESTOU E NÃO SOU.. mas não tem como sobreviver sem ESTAR, mesmo que não SEJA.

    Mas ai, que mulher é essa cumpadi... Cruzes, sai de reto!! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. hahahaha Esqueci de falar.. que cú de pombo é essa , meu irmão..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Gosto dessa frase do Dráusio Varela, a que está na figura. Além do mais, um homem inteligentíssimo!!

    A miss Copa deveria usar um modelito mais combinado com ela. Uma coisa mais de senhora, rssss Não adianta desfilar aí como se estivesse a 20 anos atraás. O tempo passa...

    Seu blog está sempre mantendo a qualidade nos posts! E obrigado pela força lá com relação ao blog que me desrespeitou!!

    Bjoo

    ResponderExcluir