Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de março de 2009

Segurança da informação muitas vezes é uma desculpa para esconder falta de motivação dos funcionários

Segurança da informação muitas vezes é uma desculpa para esconder falta de motivação dos funcionários
Pois é, mesmo que não se tenha optado pela carreira militar, ela anda seguindo muita gente. Cada vez mais a segurança digital está fechando o cerco contra os funcionários, tratando-os como crianças. Vejo essas políticas de uma forma muito avessa. Proibição nunca foi e nunca será o melhor caminho para bons resultados.
Já trabalhei em locais onde absolutamente tudo era liberado e nunca houve problema, mesmo porque não havia tempo para assuntos que não fossem relativos ao oficio. As pessoas usufruíam dessa comodidade em sua hora de almoço ou após o expediente e tudo era muito pacifico. Pessoas adultas que sabiam de seus compromissos aliados a uma direção democrática. Em contra partida, em outras, nem ligação pessoal era permitido, ou melhor, até podia, mas com tempo determinado e anotação de quem era, parentesco e a quantidade por dia. È muita invasão.. Ah, sim! E nada de celular. Essa era uma atitude tão invasiva e tão arbitrária que, obvio, as pessoas não respeitavam. Todos, sem exceção, andavam com seus aparelhos no vibra call e corriam para o banheiro sempre que tocavam.. Agora eu me pergunto..para que essa política? Só se for, realmente para deixar seus funcionário ainda mais revoltados e gerar problemas em relação ao clima da empresa. A empresa tem o poder de punir, isso é fato, mas em troca recebem o desprezo de seus funcionários. Vale a pena? Outras empresas são radicais; Todo o acesso a web é rigorosamente controlado. Nada de pen drives, e-mail pessoais e tudo no seu Pc é rastreado, inclusive seu e-mail corporativo. Isso significa fazer de seu funcionário um prisioneiro diário. O argumento das organizações é com relação a segurança das informações e receio de que aja uma espionagem industrial. É compreensível, mas isso é pura ingenuidade porque se o funcionário quiser burlar isso ele faz, pode ter certeza.
Uma coisa é fato, se o funcionário está passando dos limites é porque ou não quer trabalhar ou lhe falta o que fazer. Os funcionários não precisam de babás. Precisam de lideres que conseguem estabelecer uma gestão democrática, pacífica, onde a presença física não interfere no respeito. Tem um ditado muito certo e que cabe nesse texto: Dê poder a uma pessoa e verás quem é. Pois bem, isso significa que você verá quem é o seu funcionário apartir do momento que deixá-lo com total liberdade de ações. E será ai que você verá se a opção dele foi trabalhar ou não.
Aceito que algumas empresas devem sim tomar cuidado com a espionagem industrial, porque isso é um problema sério e real, mas existem outras formas para controlar isso sem que limite absurdamente o acesso de seus funcionários a web e mais,tem muita organização por ai, que sabe que o maior problema desse acesso desenfreado a conteúdos alheios ao trabalho, deve-se a completa falta de motivação e ociosidade de seus colaboradores e para que isso não seja admitido, utilizam dessa desculpinha, mas para quem estuda os bastidores, a história é bem diferente.

Leia também

Aparelhos sobre segurança da informação
Bloqueio de acesso ao Orkut




Nenhum comentário:

Postar um comentário