Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de março de 2009

Seja consciente. Faça a sua parte para um mundo saudável

Hora do Planeta 2009.

Achei a iniciativa do Blog Idicoesse muito válida e por isso resolvi reproduzir a idéia.

Primeiro de tudo, antes de continuar lendo, por favor, desligue as luzes que estão acessas desnecessariamente em sua casa. Feito isso, vamos lá.








Em uns post passados, ao falar do "lado negro do carnaval", ressaltei que uma das coisas que muito me irritam é ver ao final de um dia de Sol, a praia parecendo um lixão. Fico me questionando como as pessoas tem coragem de jogar lixo na praia sem perceberem que um dia toda aquela beleza não existirá mais. Disse na época que um dia já tomei banho na Bahia de Guanabara e hoje, vemos no que ela se transformou. Essa foto do lado é um dos exemplos do derrame de óleo irresponsável e que atinge um pobre animal. Depois dizem que eles é que são irracionais!!!


Estou falando de menos de 20 anos atrás. Se as pessoas continuarem com esses hábitos porcos, sem terem consciência de que a sua garrafinha de água quando jogada ao mar, demorará milhões de anos para se decompor, o mundo irá morrer. A praia é só um exemplo da bestialidade do ser humano. Somos parte da natureza. Ela tudo nos dá o que fazemos em troca? Nada! Hábito de brasileiro de lavar carro, calçada e largar a água ligada. Viajar e deixar a luz de um aposento ligado, achando que é o esperto e que está enganando o "ladrão", jogar lixo nas ruas para depois ficar reclamando das enchentes e que perdeu tudo..quer saber, muito bem feito!!! A natureza reage às agressões! É um tal de aterrar tudo, desviar curso de rios em beneficio privado, colocar carros na rua que soltam aquela fumaça negra, gastar água como se fosse um recurso ilimitado, devastar florestas, sem contar a prostituição que o Governo brasileiro faz com a Amazônia e por ai vai. Se tem um assunto que fico perplexa e revoltada é com isso! Não sei quando as pessoas vão acordar pra Jesus e encarar o problema com seriedade tal qual tem que ser feito. Não sei quanto a vc´s, mas o filme "verdade Inconveniente" me deixou muito alarmada. Além disso, os paises de Kiribati e Tuvalu, no pacífico Sul, já estão condenados a serem os primeiros locais com refugiados do aquecimento Global. Ha pouco tempo vi uma reportagem, onde um dos presidentes já estudava a possibilidade de transferir o pais. Veja a que ponto a situação chegou. Pior disso tudo é a ironia do destino. Os pobres coitados teem um pais belíssimo,vale a pena ver os vídeos (veja o video Tuvalu e o video de Kiribati) e são os que menos poluem o ambiente no mundo!!! Baita sacanagem! E pensar que tudo isso vai sumir por pura ignorância do homem, inclusive vc que polui o meio ambiente.

Isso tinha que acontecer com a China, os EUA, paises que não estão nem ai para tudo isso. Desculpe aos que gostam desses paises, mas o que me consola é que os chineses vão se comer daqui a alguns anos por falta de espaço físico e os Eua, sei lá.. vai que um terrorista se encarrega do trabalho.. piada de mal gosto, eu sei, não quero o mal de ninguém, mas me pergunto o que esse povo pensa que está fazendo do mundo e como são ignorantes a ponto de colocarem o crescimento econômico acima de qualquer coisa. De que adianta serem a maior potencia mundial se um dia o ar vai ficar insuportavelmente "irrespirável"?
Pois bem, amigos, fato é que se nós, hoje,não começarmos uma mudança, muito provavelmente estaremos ainda vivos para tomarmos banho de gel, porque a água, que é hoje o recurso mais ameaçado, acabará.
Comece vc a multiplicar ações... Leve seu saco para praia e recolha o seu lixo e o do seu vizinho imundo também. Não te custa nada. Não é porque o outro não faz que você deve seguir o mesmo caminho. Incentive seus amigos a fazerem o mesmo.
Desligue a água quando estiver escovando os dentes, fazendo a barba, etc..
Tente tomar um banho de no máximo 15 minutos;
Economize luz, porque assim vc também estará economizando a água das hidrelétricas;
Recicle seu lixo;
Não jogue pilhas no lixo;
No trabalho, não gaste papel nem luz desnecessária só porque não é vc quem paga, porque no final, a sua conta desse desperdício virá no futuro..
Enfim, pessoal, gostaria de deixar essa mensagem aqui.
Quem puder, faça o mesmo no seu Blog. Pequenas ações podem gerar grandes benefícios, porque ao contrário do que falam, uma andorinha faz sim o SEU verão!
Seja consciente e tome para si o problema! Não ache que o problema é do outro ou das empresas que poluem o meio ambiente, porque vc, com suas ações isoladas, contribui para o montante de problemas que se tornou nosso planeta terra.

3 comentários:

  1. Sinceramente seu texto saiu melhor que eu o meu!

    A consciencia deve partir de todos, não adianta os interesses de donos de automóveis prevalecerem sobre a idéia de milhoões de pessoas que estão dispostas a usar o carro elétrico!

    Eu assisti ao filme que mencionou: "Verdade incoveniente"! Muito verdade!

    ResponderExcluir
  2. Assista tb " A morte do carro elétrico". O carro elétrico seria uma melhor opção, muito bom filme. REcomendo.

    Eu vou colocar o seu selo lá no meu blog tb!

    Tudo de Maravilha pra vc! Excelente final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, mas seu texto é show e me inspirou a escrever esse

    ResponderExcluir