Lembram-se do Prof. Pasquale? Tive ontem o prazer de assistir uma palestra com ele sobre a reforma ortográfica. Antigo “garoto propaganda do Mc´Donald, Pasquale não ficou de blá, blá, blá inutil e nos contou o que de fato está por detrás desse dito “acordo ortográfico”

Caros leitores,

Muito energia gasta em vão... Bla, bla bla. Sei que muitos já estão saturados desse assunto. Ok, porque até eu já estou. Havia entrado em comum acordo comigo mesma de só me preocupar de fato com isso lá em meados de 2012 quando fosse de fato abolida a antiga escrita. Mas, se nem a academia brasileira de letras sabe muito bem o que fazer com essa tal reforma ortográfica, com licença, que tenho mais o que fazer…

Para informação, o Brasil antes de 2008, já havia passado por outras inúmeras reformas. Inclusive essa que agora entrará em vigor, teve seu texto redigido em 1990 e sancionado em Setembro de 2008 pelo Presidente Lula. ( vide referencia ao final)
O Brasil nunca teve uma representatividade no cenário mundial, principalmente em função da língua. Já diziam inclusive que tínhamos que mudar o nome de nossa língua para “brasileiro”. Numa tentativa de unificar essa confusão de línguas, o Brasil correu por fora e tratou de se salvar de maneira um tanto escusa.


Em 2004, provavelmente em um churrascão com muita brasileira de bundão de fora e regado de caipirinha, o Brasil convidou São Tomé e Príncipe para assinarem esse documento. Tudo firmado, alguém se lembrou que tinha que comunicar Portugal dessa nova história e assim foi feito. Obviamente que Portugal questionou o acordo, e com toda a razão, levantando suspeita dessa forma escusa que o Brasil tratou a situação. Esse texto de 90 foi extremamente mal escrito, por isso toda essa confusão que sequer os catedráticos da Academia Brasileira de Letras se entendem.


Além das várias gafes, uma chamou a atenção “sub humano” que foi redigido dessa forma “subumano ??” Exatamente assim!!! Simplesmente esqueceram de revisar e largaram as interrogações por lá..
Se quiser comprar, hoje temos a disposição esse aqui
Fato é que até hoje as mudanças são de um tom muito absurdo dos quais ninguém sabe muito bem os porquês. Só nos resta decorar sem requerer maiores esclarecimentos, mesmo porque muita coisa não tem nexo.
Portugues com o Professor Pasquale
Comunidade dos paises de lingua portuguesa
Cronologia das reformas
Querida como vc some assim!
ResponderExcluirÉ...
ResponderExcluirO pior é que nós pobres mortais é que sofremos diretamente com isso...
bjkas