Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do amigo

Uma visão longe de romantica de mais um dia comemorativo

Hoje é dia do amigo, Mas quem inventou mais esse dia capitalista?
Tudo bem que dessa vez a história demonstra que foi um Argentino em 1969, em decorrência da chegada do homem a Lua. Disse que esse dia marcaria o inicio da amizade entre povos no universo. A idéia foi boa, mas como todas as outras datas, não adianta fazer por um dia se os demais são menosprezados.

Não estou para datas comemorativas. Acho tudo isso um encurvamento ao consumismo e todos sabem que sou avessa a euforias sublimatórias. Entretanto, os e-mails chegam, as pessoas proclamam a sua amizade a você, os mortos ressurgem e como uma educada obrigação, você se sente no direito de retribuir a gentileza, nem que seja com um “obrigado”.

Gosto muito de saber que um outro me considera parte de sua historia, mesmo porque em épocas de orkut, qualquer um tem pelo menos 200 amigos e conseqüentemente recebe o proporcional de scraps de amizade, mas fazer parte da vida, da história, do crescimento daquela pessoa, nem 20% conta essa trajetória.

Ao longo de uma vida, aprendemos a diferenciar as raízes que nos unem. Tenho amigos de infância, amigos de bar, amigos de zoação, amigos de Internet, amigos para sempre, amigos passageiros, amigos intelectuais, amigos amantes, amigos irmãos e outros tantos que minha imaginação conseguir categorizar… mas será que amigo, epistologicamente falando tem categorização?

Na verdade não tem e nem pode ter, porque amigo que é amigo é aquele presente em todos os momentos de nossa vida, mesmo que essa presença seja simbólica. Temos sim muitos conhecidos, colegas, mas amigos de verdade, que param tudo o que estão fazendo para te dar um suporte quando o mundo desaba sobre suas costas, esses são raros.
No fundo, as pessoas sabem quem são essas jóias raras, outros também sabem que não teem e outros que jamais terão.

Motivos para se desencantar com a vida? Não. Adote um animal. Posso te certificar que ele será mais amigo do que qualquer ser humano na terra… E não pense que ele não te dará conselhos…
Amizades não são criadas, elas são construídas aos poucos e pacientemente. Ninguém torna-se amigo de alguém de uma semana para outra… tornam-se sim, colegas. Pois então, na falta de amizades verdadeiras andam por ai deturpando um conceito tão bonito e pouco praticado: A fraternidade. Essa sim é a verdadeira amizade.

Não se iluda com pouco. Seus amigos serão somente aqueles que no momento de maior dificuldade em sua vida, abdicaram de si integralmente, nem que seja por algumas horas, para ficar ao seu lado.

E quem disse que ser amigo é fácil? Isso não é para qualquer um.. e não se culpe se você fizer parte desse hall; Você nunca estará sozinho. O mundo não é bonzinho. Ele se torna de acordo com a conveniência.. e de conveniências muitas ditas amizades se formam.
Relaxa, porque se as pessoas fossem assim tão felizes, estivessem assim tão bem com suas ditas amizades de fato, o orkut não seria um sucesso mundial.
O esvaziamento nas relações propiciou o boom astronômico da ferramenta justo porque causou a sensação temporária de afagamento egóico. Afinal, o objetivo de muitos não é completar 1000 amigos????

Então fica combinado.. para não ser a gota de óleo no oceano, eu aceito os votos de amizade daqueles que sequer um dia passaram um e-mail para perguntar se eu estava viva.
Fica aquí meus votos de eterna amizade para meus amigos que conto nos dedos de uma mão e esses, eu não preciso de e-mail para isso.

2 comentários:

  1. Eu nao sabia que o dia do amigo era devido ao homem ter pisado na Lua. Isso foi novidade pra mim!!!

    Eu sei que o dia do amigo foi ontem! Mas desejo a você um feliz pós-dia de Amigo! Que sempre consiga o que deseja na mais perfeita confraternização com o Universo!

    Acho que falei bonito! bjo

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade , as pessoas deturpam o conceito de amizade, uma vez eu fiz uma postagem onde eu me perguntava de que adiantaria ter 500 amigos em um Orkut e qdo se precisasse nenhum deles fizesse nada, ou seja as pessoas se iludem achando que amizade é popularidade ou então dizer que conhece muita gente, quando na verdade amigos de verdade são poucos e essas pessoas que se acham as mais populares são na verdade as que menos amigos tem, pois como dizia Voltaire, quem tem muitos amigos, não tem na verdade nenhum,

    abraço!!!
    PS: Não sei se é de Voltaire ou Sócrates hehe
    Blog Man in the Box

    ResponderExcluir