Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Origem do Dia do Trabalho. Como tudo aconteceu


Com exceção do povo que resume a sua vida ao trabalho, todo cidadão de bem, trabalhador da labuta, torce como um gol em final de campeonato, pelo tão sonhado feriado. E ele chegou!! Não existe motivação melhor do que saber que você receberá para não fazer nada, ou melhor, para fazer o que bem quiser sem ter que cumprir o ritual de bateção de cartão.

Não temos o hábito de comemorar um feriado tal qual em outros paises, pois cada dia tem um significado muito forte para a manutenção simbólica da sociedade. O simbolismo esvaiu-se com os anos e cada feriado virou apenas um day off. Mas amigos leitores, se não fossem nossos companheiros de 1886, estaríamos sendo mais escravos do que já somos. Pois então, vamos aos fatos.

Na data de 1 de maio de 1886 nada menos que 200 mil trabalhadores, organizados pela Federação dos Trabalhadores dos Estados Unidos e do Canadá, fizeram uma greve geral em Chicago, reivindicando a limitação da jornada de trabalho a oito horas diárias. Como desde que mundo é mundo o povo gosta mesmo de reclamar e não trabalhar,resolveram fazer outras manifestações. Uma dessas ficou conhecida como Revolta de Haymarket. Já em 1890 era certo! 1 de maio era dia dos trabalhadores irem para as ruas. Então foi que as fábricas perceberam que querendo ou não, elas teriam que ceder porque senão todo ano seria a mesma coisa e foi assim que surgiu o feriado. No Brasil a moda só pegou na era Vargas.

Brincadeiras a parte, a história é verdadeira só dei uma floreada..kkkk



Se quiser ler na integra, clique aqui

Sendo assim, Bom feriado a todos e para quem for do Rio, minha dica: Sábadão é dia de Feira do Lavradio. Programa alternativo indicadíssimo para mal humor, gripe suina, dor nas juntas, estress e gente mal amada.

Fuiiiiiiii

3 comentários:

  1. Olha, to adorando seu blog....Muito interessante, mas nao podia esperar outra coisa de você....
    Parabéns!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Foi duro conseguir os direitos que temos hoje ., todavia não o total necessário, sabemos. Mas espero caminharmos!

    Dia 1º) Feriadão.
    Espero ver vc no blog lá
    http://www.indicoesse.blogspot.com

    Vc é bem vindo vc sabe disso!

    ResponderExcluir
  3. hauuaua, aquela bixa veio lá do nordeste! hauauuauaua
    o video dela eu quase ri pra trás, é muito engraçado, né nao?

    ResponderExcluir