Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Nova lei paulista contra o cigarro

Eu sou fumante invicta. Sei de todos os riscos, assumo e ainda faço campanha anti tabagista no trabalho na semana da saúde. Faz parte do trabalho. Acredito no que faço e isso que importa.
Hoje, recebo uma notificação relatando sobre a aprovação do projeto de lei do Jose serra em Sp, que proíbe o cigarro em qualquer lugar que não seja na rua e nos domicílios. A situação está tão critica que nem em condomínios é liberado. Terminam os fumodromos e a pena para a infração é bem alta.

Vc´s concordam que essa perseguição maciça é a solução para a redução do número de fumantes?
Minha opinião....

Não por ser fumante, mas acho isso de uma total arbitrariedade, afinal de contas se proibição resolvesse alguma coisa, ninguém se drogava, infringia lei de transito, desrespeitava qualquer regra, etc.

Acho válido qq tipo de campanha, mas não a perseguição e me admira muito isso partir de um medico que sabe que o cigarro é uma dependência física. Fumante que é fumante perde as estribeiras quando a vontade ataca. Proibir não resolve nada. O que resolve é a educação.

Primeiro de tudo eles tem que abrir frentes de trabalho para a população ter acesso gratuito aos sistemas de saúde que atendem aqueles que querem largar o cigarro. Eu bem que tentei uma época participar, mas olha que coisa legal! Os horários das turmas são no horário comercial. Como uma pessoa que trabalha vai fazer? Eles querem mesmo que as pessoas parem de fumar ou as empresas fabricantes de cigarros pararam de molhar a mão de uns e outros???

Antes de proibir eles tem que disponibilizar os remédios e o atendimento gratuito, tal qual fazem com camisinhas e anticoncepcionais. Estou colocando tudo no mesmo saco, porque estão tratando o cigarro como um problema de saúde publica, tal qual as doenças sexualmente transmissíveis e a taxa de natalidade..se é assim, que então assumam os riscos e dêem os mesmos subsídios ou eles acham que aquele cara que ganha um salário de miséria vai ter dinheiro para comprar aqueles chicletes caríssimos??? Fala muito sério!!!!

Acho bom os estabelecimentos comerciais se manifestarem ainda mais,porque daqui a pouco vai ter muita gente desempregada no ramo e está na hora desses políticos pararem de dar canetada na proibição e olharem mais para a prevenção e educação!!! Isso sim é a solução!! E também os não fumantes encararem a realidade de que se largar o cigarro fosse meramente força de vontade muita gente não fumava mais.
Cigarro é sim uma questão de saúde, todos sabem, e por saberem, deveriam também ter consciência de que não se resolve assim tão fácil pela força do querer.

leia também:
Texto do Drogarias de Idéias

Terapia para quem quer largar cigarro tem fila em SP

Um comentário: