Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Curiosidades de Portugal- Lingua, hábitos e costumes













Esse é meu post com mais acessos. Top list do Google..quem diria..
Se voce veio até aqui para saber um pouco das diferenças entre o Portugues de Portugal e do Brasil é só descer até o final.. Lá tem um monte de palavras com suas respectivas "traduções ".

Se quiser interagir, vai lendo tudo.

Ao lado direito tem o arquivo do Blog dividido por categoria. Vale a pena perder um tempo procurando, porque tem coisas bem interessantes.

Ao final dos textos tem o campo de comentários.

Gosto bastante quando opiniam. Estejam a vontade e bem vindos.



Hoje estou em uma sessão de nostalgia.
Saudades de minha Mami que a essa hora está em pleno vôo rumo a sua terrinha, Portugal. Serão longos meses longe dela, afinal, nunca fiquei tanto tempo sem a sua presença.
Vôo para Portugal é sempre assim, um monte de senhores e senhoras de idade tudo junto. Coitado das aeromoças e comissários ou como dizem por lá, as hospitaleiras..e haja hospitalidade para aturar a portuguesada toda junta..rsss Eu posso zuar, porque faço parte, vc´s não!! Hahaha Mas tudo bem, já me acostumei com as piadinhas para cima de mim.

Mas então, enquanto acompanhava ela no Check in comecei a me lembrar de algumas pérolas que passei por lá e que acho engraçado. É impressionante como falamos a mesma língua e ao mesmo tempo línguas diferentes. Já pararam para assistir os canais portugueses?? Bicho, parece grego de tão complicado. E olha que estou acostumada com o sotaque carregado. Para eles não é diferente. Eles tb não entendem quando falamos rápido, ainda mais quando no dialogo estão presentes aquelas palavrinhas que para eles tem um significado completamente diferente.
Então, inspirada nesse momento, resolvi postar algumas perolas e uma situação que acho hilária.


Imagine uma Portuguesa contando isso para você:
Vou contar a história do dia em que fui ao estomatologista( dentista).

Um dia normal como os outros, acordei e fui direto à casa-de-banho( banheiro). Minha irmã, ainda uma puta( menina), apressava-me e eu tratei de banhar-me rápido, vesti minha cueca ( calcinha), e me dirigi ao estomatologista. Aquela dor de dente era mais pavorosa que qualquer pica na bunda( injeção ) que viesse a tomar. No auto carro( carro de passeio), vi um invisual paneleiro( viado) vendendo cacetes( pão frances) .Comprei alguns cacetes para mim e para a putalhada( várias crianças) da vizinhança que sempre pedia um dinheiro a mim.

Chegando ao Dr, ví uma bicha( fila) enorme e tive que esperar um bom tempo antes de ser atendida.Por mais que falasse com a secretária
Os meus pedidos caíram em saco roto.( não foi dada importancia). Nesse meio tempo, percebi várias coisas, por exemplo: um puto paneleiro e cheio de cornos bichanava com uma rapariga igualmente cheia de cornos sobre os mais variados assuntos. A rapariga falou, "... Eu estava de Chico( menstruada) e não tinha penso higiênico( absorvente), ó pá!", o puto, logo retrucou, "E eu, que comi aquele outro puto( garoto) sem durex( camisinha) dentro do auto carro( carro) cá em cima na auto pista( estrada)!!!

Fui chamada e Entrei no consultório do estomologista e ele me pediu para abrir a boca. Rapidamente disse que eu precisava de uma pica ( injeção) bem dentro da boca para retirar o dente que doía.
"Abre a boca para eu colocar a pica, ó pá!", disse ele.
E eu abri. Antes na boca do que no Rabo!( bunda) Ora pois!
Depois disso, encontrei-me com meu patrício( namorado) e fomos comer ao almoço. Logo o empregado de mesa( garçon) perguntou ao meu Patricio se queria uma punheta( petisco) e nos fartamos com aquela bem acabada punheta.

 
O pá!


Celular= Telemovel ( Fala sério se telemovél não tem mais coerencia. De onde saiu essa palavra, celular)

Tesão= Ponta

Adolescente/ garoto = puto ( concordo com meus patrícios hahaha)

Grupo de Crianças: Putalhada

Garota/ moça= Rapariga / gaja

Carona = Puleia

Chopp = Imperial

Onibus= Autocarro

Ousada = Arrebitada

Sussurrar = Bichanar

Fila =Bicha

Gay masculino= Paneleiro

Gay feminino= Fufa

Avental =Bibe

Calcinha =Cueca ou para diferencia da cueca do homem, usam Cuequinha

Camiseta =Camisola

Impostos =Propinas

Injeção =Pica

Mulherengo =Marialva

Pãozinho francês =Cacete

Pingado( café com leite)="garoto claro" (mais leite do que café) e o " garoto escuro" (Mais café do que leite)

Cápsula = Tampa de garrafa

Cafezinho= Bica

Diarista =Jornaleiro

Calota de roda de automóvel =Tampão

Carro conversível: Descapotável ( Tudo haver..rss)

Ensopado feito com sobras de carne e legumes =Roupa velha

Apontador de lápis = Afia-lápis ( E não é mesmo?!!rss)

Bombeiro =Canalizador

Bonde =Eléctrico

Bunda =Rabo

Goleiro =Guarda-redes ( essa é a minha favorita)

Sorvete =Gelado

Avenida =Auto- Pista

Trem =Comboio ( longe de ser igual aos nosso. Incomparavelmente melhor)

Absorvente feminino =Penso higiênico

Curativo= Pôr um penso ( ou seja, qq coisa que absova é um penso..haha)

Durex: Fita-cola

Camisinha= Durex

Cego= Invisual ( muito mais coerente)


Chiclete= Pastilha Plástica ( e não é mesmo???)


Dentista: Estomatologista ( não sei de onde tiraram esse palavrão)


Garis= Almeidas ( essa tem historia para contar..lembro que uma vez uma tia minha virou para mim me pedindo para dar um saco ( o lixo) para os almeidas..fiquei olhando para a cara dela sem entender nada e perguntando quem era os Almeidas.. nem conto..foi uma enrolação só..rss) Banheiro= Casa de banho( e literalmente é isso mesmo, porque o banheiro e o Box de banho geralmente é tudo a mesma coisa)

Banheiro= Casa de banho( e literalmente é isso mesmo, porque o banheiro e o Box de banho é tudo a mesma coisa)

Garçom= Empregado de mesa

Tira gosto= Punheta



Fazer um bico- Essa é ótima= Boquete kkkkkkk

Manteigas- Serra da Estrela- Distrito de Guarda- Portugal
Terra de minha familia e de muitas lembranças e histórias

GOSTOU? INDICO UM LIVRO BEM LEGAL: COMO FAZER TURISMO DE QUALIDADE POR PORTUGAL A BAIXO CUSTO

15 comentários:

  1. Tomara que semana que vem, já resolva com o Speedy, rsss

    Viu, bonita a paisagem..
    Espero tudo de bom pra vc e seu blog!
    Tou voltando aos poucos,
    Espero comentar mais vezes aqui!!!

    AB

    ResponderExcluir
  2. adooorei!muito interresante essa historia eu ri pra caramba e nao entendi quase nada!
    mas foi bom saber o significado em portugal para estas palavras assim quando alguem me chamar de rapariga ou me perguntar se quero uma punheta, eu nao saio chingando essa pessoa.rsrsrsrs
    gostei muito.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse vai pro linkando ideias. Ótimo!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente deve ser ilário conversar em Portugal..rsrsr..gente, as palavras sao totalmente distorcidas numa conversa aparentemente normal.adoreiii rsrsrs..
    Andressa cristina.

    ResponderExcluir
  5. Carona = Puleia
    não na realidade diz-se boleia, eu estou do outro lado do atlantico, sou portuguesa...
    Vosses tambem falam mesmo de uma maneira muito peculiar!

    ResponderExcluir
  6. PORQUE VC´S POSTAM COMO ANONIMOS??

    Deixem um contato para podermos conversar..

    fala ai minha anonima Portuga... Minha conterranea..

    Olha, eu por morar no Rio, sou cheia de girias e adoro falar assim... adoro esse jeito malandro de ser carioca e não troco isso por nada, apesar de amar Portugal, de ser de lá, etc, etc... mas que vc´s falam muito engraçado e pitoresco isso sim...

    Essa historia de levar tudo ao pe da letra é hilario...

    Aqui se vc vai em uma livraria e pede mais livros de um autor o cara vai te dar outros titulos..já em Portugal, o livreiro vai te trazer trocentos livros do mesmo autor, só que com o mesmo titulo.. vai se entender...kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. as palavras sao e mais palavao

    ResponderExcluir
  8. Portugues é uma raça esquisita mesmo
    Ainda bem que sou Brasileiro, COM CERTEZA KKKK

    ResponderExcluir
  9. Removi um comentário, porque nossa amiga Portuguesa, desconhecedora desse blog, não sabe que eu também sou da terrinha.. Portanto, cara Patricia, não venha aqui xingar brasileiro com palavrões e ofensas. Recuso-me a deixar qualquer tipo de comentário ofensivo aqui.
    E da proxima vez, não poste como anônimo!

    ResponderExcluir
  10. Um parêntesis: "garoto(a) não é puta/putalhada, isso cá é considerado ofensa.
    Garota - pita
    Garoto - puto
    conjunto de putos/pitas: pitalhada/ pitalhagem.
    cumprimentos tugas

    ResponderExcluir
  11. Acho piada como escreveste o teu post, peço desculpa mas não me pareces uma pessoa muito correcta, falas dos portugueses como se tu fosses alguém superior ou melhor que qualquer um português, eu pessoalmente considerei um pouco ofensivo, é pena ter pessoas assim na sociedade.
    Eu sou portuguesa e tenho muito orgulho no meu pais e na minha cultura, mas para não haver enganos:
    Tesão: Excitação sexual. Vontade de fazer sexo.
    Cápsula: Usas para o café, ou também tem significado de uma espécie de medicamento
    Avental é para as pessoas adultas usarem e Bibe ( uma espécie de avental mais pequeno) para as crianças nos primeiros anos de idade.
    Punheta, eu nunca ouvi tal expressão de que falas e vivo cá desde sempre, cá essa palavra tem um significado de cariz sexual também.
    e Puta é uma ofensa principalmente para as mulheres, pois, Puta é uma prostituta.

    ResponderExcluir
  12. Ola boa tarde a todos , adorei a matéria muito legal mesmo ! sou brasileira mas adoro Portugal e principalmente os portugueses ja tive um namoro virtual com com um português em 2012 durante 1 ano e ums 3 meses mas ou menos so que ele misteriosamente me abandonou e sumiu então ando sempre querendo saber sobre o a sunto ! então nesta procura fiz alguns amigos ao longo do tempo , ainda espero o reencontrar. bjus a todos cida

    ResponderExcluir
  13. Marília Albuquerque30 de julho de 2014 às 15:42

    Muito bom o artigo. Interessante e bem humorado.

    ResponderExcluir