Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de março de 2009

Carnaval no Rio - Crônica de um lado não tão maravilhoso

Agora só ano que vem e vamos iniciar a contagem regressiva para o próximo carnaval!!!!
Ohh Carnaval...
De paetês e serpentinas, restaram algumas imagens tristes que pude presenciar na minha Cidade Maravilha e por falar nisso, Parabéns a minha cidade linda que ontem completou 444 anos!!! Nosso Rio não está assim tão maravilhoso. O desrespeito e a incompetência pública fazem com que nosso Carnaval deixe de ter tanto néon.
O que há de mais democrático e divertido do que brincar em um bloco de rua?
Isso é a cara do Rio, mas não é nem um pouco legal ter que ficar de antenas ligadas o tempo inteiro com medo de alguém roubar a sua carteira que está dentro das suas calças.Quando não é esse tipo de assalto são os ambulantes que fazem um preço para lá de abusivo. Sem falar na careta de pau dos flanelinhas , cobrando R$10 reais por uma vaga e isso tudo ao lado de um guarda municipal. A segurança e ordem publica mais uma vez ficaram inertes e nós, cidadãos de bem, brasileiros ou estrangeiros, ali, entregue aos ratos que mais do que nunca saem de seus esgotos com a certeza da impunidade.
A abstenção do poder publico não caminha sozinha. Nessas épocas de céu azul e sol de 40 graus, o programa mais barato da cariocada é a Praia .O primeiro estresse já começa no transito que para em função dos blocos. Uma baita falta de respeito para aqueles que só querem ter seu direito de ir e vir respeitado. Quando enfim, se chega ao destino, entregue a sua sorte para conseguir uma vaga para o carro e fique feliz se o flanelinha cobrar R$5 “raus” para fingir que olha o seu carro. Ufa, depois de 1h e meia, a vista para o mar parece compensar tudo, mas quando voce dá um look na areia e na água...hummmmm encontrar uma pontinha de sol parece ser um desafio que requer pós-graduação. Mas você é brasileiro e não desiste nunca e ali, bem em cima da escada da areia tem um lugar a sua espera… hora de baixar acampamento. Folião que se preze, não sai de casa com cadeira, barraca, isopor. Mete a canga na bolsa e olhe lá! Então, se aventura a procurar os acessórios para alugar. Primeiro que o proprietário da barraca de aluguel nem te dá idéia.. Implorar por sua atenção é pré-requisito e tomar a resposta..”hahahaha, cadeira, barraca???Não tem não” , é regra!
Vai lá, bem feito para vc que resolveu ir a praia tarde, agora terá que aturar areia na cara dos pentelhos e mal educados que resolvem fazer do micro espaço entre vc e seu vizinho, a pista de corrida para o mundial de atletismo e, de sua canga, um tapete. Hora de sacar seu espírito esportivo, huhu! É carnaval!!! Nada pode te aborrecer. Nada pode estressar.
Mas seus miolos fervem com o calor e está na hora de dar um mergulho. As pessoas estão tão grudadas umas nas outras que espaço para passar é artigo de raridade. Vc que ja estava voando no pescoço do povo que fazia de sua canga o tapete de casa, se vê obrigado a fazer o mesmo se não quer ficar só sentindo o cheiro da água. Ufa, água! Agora, espero que saiba nadar, porque no raso é capaz de furarem o seu olho com as tentativas de nado sincronizado, tiro de 100m e favelices diversas.
Por do Sol…. A praia já esta mais vazia e agora é possível ver o mar e pedaços mais extensos de areia. Depois de um dia lindo o contraste da areia causa depressão. A falta de respeito, senso de cidadania, favelices, e distribuição gratuita de ignorancia, fazem da vista do Pão de açúcar o lixão de Caxias. Educação e consciência ecológica não tem distinção de raça e conta corrente. Não consigo entender porque as pessoas insistem em largar seu lixo na praia. Será que não pensam que se isso continuar, um dia nosso mar vai se tornar uma baia da Guanabara? Não sou tão velha assim, mas já nadei muito nas praias da Ilha, de Paquetá e já fiz muito passeio de escuna pelas ilhas da Baia. Agora, acho que só de molhar o pé é capaz de sair com uma baita micose. Fico tão revoltada com esse povo que tenho certeza que ainda vou sair no braço com algum desses engraçadinhos que não gostarem de meus comentários de “PORCOS”, “IGNORANTE”, TRAZ UM SACO PLÁSTICO PARA A PRAIA, IMBECIL”.. ou qualquer coisa que meu sangue quente de ecologista fizer eu falar.
Tamanha a minha indignação, resolvi fazer um retrato das cenas e horror que presenciei depois de 4 dias de praia no posto 6 de Copa. Se esse é um dos melhores lugares da praia, Imagino como não estava o resto. Que nenhum frango desavisado tenha resolvido pular carnaval na Atlântica.

A fila do chuveiro era dramática..

O pobre do Carlos Drummond de Andrade ficou cansado de tanta foto que tirou..Com certeza tinha gente que nem sabia quem era...

Sessão dos horrores... Pessoas com sindrome de bife a milanesa

A pessoa não sabe sair de casa e se comportar..fala sério??!! Esse povo que não sabe onde termina o seu espaço e começa o do outro..


Os imundos querem trazer frango assado, "quentinha"(detesto essa palavra) e largar tudo na praia..ohhh povinho!!!!

As "criança" já acordaram.. então tá na hora do "washington e welington" tacarem areia nos passantes

E o que é esse cabelo, minha gente brasileira!!!! Tava no esquema para o carnaval



2 comentários:

  1. Amei o texto!!!
    Parabéns!!!!
    O Rio está mais do que nunca uma "cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos".
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos comentários. Amanhã, coloco as fotos.

    ResponderExcluir