Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A doce confusão da Páscoa e do ovo


Vai dizer que não é assim?! Você passa anos seguindo e curtindo uma determinada tradição, até que, num determinado momento, se pergunta: - De onde surgiu isso?

A Páscoa, por exemplo, é uma festa cristã, que significa o renascimento de Jesus e a ascensão aos céus, certo? E o que os ovos de chocolate têm haver com a data?

Prá entender esta doce confusão, você precisa voltar muito no tempo e saber que, na realidade, a maioria das tradições da Páscoa remete a atos pagãos.

Tudo começou com a celebração da primavera, no final de março, pelas tribos pagãs da Europa. A deusa da primavera chamava-se Eostre, uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, que pulava ao redor de seus pés. Daí, segundo alguns filósofos, surgiu à palavra Easter, que significa Páscoa em inglês. E dali apareceu o ovo. Era ovo normal, não para comer!

Na Ucrânia, centenas de anos antes da era cristã, a chegada da primavera era festejada com a troca de ovos pintados com motivos de natureza. Em 325 D.C., no primeiro Concílio de Nicéia, a igreja católica estabeleceu o culto à Páscoa, e a tradição dos ovos decorados seguiu. Os cristãos pintavam os de galinha, gansa ou codorna com imagens religiosas, com Jesus e Maria.

Na Inglaterra do século 10, o generoso rei Eduardo I (900-924) presenteava a realeza e seus súditos, na Páscoa, com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas!

Os ovos de chocolate surgiram bem mais tarde, na França, no século 19, quando os confeiteiros seguiam a moda de esculpir diversos objetos com a iguaria. Com toda certeza, a troca dos ovos de animais pelos de chocolate ocorreu em função do início da produção e da comercialização em massa do produto.

Depois disso, a igreja adotou o ovo oficialmente como símbolo da Páscoa! E está finalmente explicada a doce – e deliciosa – confusão entre a Páscoa e o ovo de chocolate!

Autoria de Maritiza Elaine

2 comentários:

  1. Oi!!!
    Tudo bom por aqui?

    Vim matar a saudade!!!

    bjkas

    ResponderExcluir
  2. ehehehe, a maioria das tradições ditas cristãs tem um pezinho nos rituais pagãos... Na verdade a maioria das pessoas simplesmente reproduzem o que elas estão acostumadas, sem nem saber a origem. Se bem que hoje em dia páscoa quer dizer chocolate, qse ninguém lembra do renascimento de Jesus ehehehe
    Bjs

    ResponderExcluir